Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Movimentos fazem marcha pelo Dia da Consciência Negra em JF - Babel FM

Movimentos fazem marcha pelo Dia da Consciência Negra em JF

Ato teve a participação de oito entidades e marcou posição contrária ao Governo de Jair Bolsonaro

O Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), foi marcado por uma marcha que reuniu oito movimentos populares em Juiz de Fora. O ato aconteceu durante a manhã, quando os manifestantes partiram da Praça da Estação para o Parque Halfeld, ambos na região central do município. A manifestação ainda teve como pauta a oposição ao Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Todos os movimentos negros da cidade se unificaram para fazer o ato deste sábado, junto com o comitê municipal da campanha Fora Bolsonaro. Nós entendemos que há grande convergência entre a luta ‘fora Bolsonaro’ e a luta antirracismo”, explica Inês Farany, integrante da Frente Brasil Popular de Juiz de Fora e uma das organizadoras da manifestação. “Primeiro, por causa das posições pessoais do presidente, que são racistas.”

Segundo Inês, a caminhada entre a Praça da Estação e o Parque Halfeld simboliza o trajeto atualmente feito pela população negra do município. “Foi uma caminhada no sentido simbólico de que a população mais excluída da cidade está caminhando em direção ao centro político, com suas reivindicações. Que essas reivindicações possam irradiar dos bairros, da periferia, em direção ao Poder”, explica.

A marcha teve a participação das entidades Movimento Negro Unificado, União de Negros pela Igualdade (Unegro-JF), Pretxs em Movimento, Coletivo Negro Resistência Viva, Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe, Associação Lixarte e Comitê Fora Bolsonaro de Juiz de Fora. “Nossa cidade tem uma população negra muito grande, que sempre se mostra, mas é pouco vista. Então, é uma possibilidade de dar visibilidade. Nós estamos aqui para construirmos juntos essa luta. Não fica só restrita ao dia 20”, conclui Inês.

Deixe seu comentário:

PARCEIROS DA BABEL

PODCAST BABEL FM

SEJA PARCEIRO

© Direitos reservados Rádio Babel FM 2021 Web Rádio administrável